Sistema Fecomercio Sesc Senac IPDC

Perfil do Presidente

Luiz Gastão Bittencourt da Silva, 54 anos, graduado em Gestão Comercial, é empresário do setor de serviços, atuando em empresas de asseio, conservação, segurança e administração presidiária. É presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará, dos Conselhos do Sesc (Serviço Social do Comércio) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do Ipdc (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio), entidades que compõem o Sistema Fecomércio-CE.

No âmbito nacional, é vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e membro dos Conselhos da FEBRAC (Federação Brasileira das Empresas de Asseio e Conservação) e dos Conselhos Nacionais do Sesc e do Senac.

Como líder empresarial e sindical vem trabalhando intensamente pela redução e simplificação da carga tributária, pelo fomento ao empreendedorismo, formalização e longevidade das empresas, pela defesa do mercado interno, da livre iniciativa e da justa concorrência, assim como tem promovido ações de combate à informalização e à pirataria.

À frente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Ipdc sua gestão se caracteriza pelo zelo com os recursos das entidades e pela valorização do ser humano. O resultado dessa atuação é a elevação quantitativa e da qualidade na prestação de serviços aos comerciários, suas famílias e à sociedade. Tem se destacado primordialmente na promoção da qualidade de vida e da educação para trabalhadores do segmento que representa, assegurando relevantes conquistas sociais, por meio de um permanente diálogo construtivo entre capital e trabalho.

 A geração de emprego e renda e a responsabilidade social são uma marca da capacidade que Luiz Gastão tem de enxergar longe. E, para superar os desafios permanentes, acredita na educação como o melhor caminho para ampliar as oportunidades aos quem estão à margem do mercado de trabalho. Assim, as ações oferecidas no Sesc e no Senac do Ceará atendem da criança, que busca uma educação diferenciada e de qualidade, ao adulto que necessita ou quer retomar os estudos e qualificar-se para o mercado de trabalho, passando também pelo professor que deseja aprimorar-se em determinada área de ensino. Proporcionando experiências diferenciadas, as atividades educacionais primam por uma construção conjunta do conhecimento, indo além da sala de aula e com resultados definitivos para a vida.

O investimento em Recursos Humanos, aliado a um processo de gestão ousado e com visão de futuro, proporcionou condições adequadas para uma atuação do Sistema Fecomércio em todos os 184 municípios do Estado do Ceará, através de ações realizadas em unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada.

Luiz Gastão modernizou o perfil de atuação das entidades que compõem o Sistema Fecomércio no Ceará implantando uma política de recursos humanos pautada em critérios profissionais que valorizam o conhecimento e o investimento na permanente formação e qualificação do corpo de colaboradores. Hoje, mais de 60 por cento dos profissionais que compõem o Sistema Fecomércio no Ceará possuem curso superior, com especialização e pós-graduação.

Como gestor das instituições, as conquistas e os avanços alcançados são significativos. No Sesc, braço social do Sistema Fecomércio, focado na melhoria da qualidade de vida dos comerciários e de suas famílias, cerca de 60 milhões de atendimentos são realizados, em média, por ano nas diversas ações de educação, saúde, esporte, lazer e assistência. Em média, são efetuadas 253 mil matrículas anuais, com índice de renovação alcançando 98%.

No Senac, instituição referência em educação profissional, mais de 300 mil profissionais foram qualificados no Ceará, desde 2010. A instituição conta em seu portfólio com aproximadamente 800 opções de cursos de capacitação, aperfeiçoamento e técnicos, em segmentos como Saúde, Beleza, Idiomas, Turismo, Hospitalidade – Gastronomia e Segurança Alimentar – e Lazer, Informática, Telecomunicações, Conservação e Zeladoria, Comunicação, Artes, Design, Moda, dentre outros.

A administração de Luiz Gastão Bittencourt permitiu o incremento do acervo das 24 bibliotecas do Sistema Fecomércio-Ce para mais de 100 mil livros, popularizando o acesso à leitura para a população de baixa renda. A ampliação do acervo permitiu ainda que mais de 250 mil consultas e empréstimos fossem feitos nas bibliotecas da instituição, em apenas um ano.

É responsável pela atuação dos palcos mais democráticos do Ceará, como o Teatro Sesc Emiliano Queiroz e o Sesc Iracema, ambos em Fortaleza e o Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte e Teatro Sesc Adalberto Vamozi, no Crato. Sair das estruturas das instituições e chegar às praças, escolas, ONGs e cidades do estado também faz parte da atuação cultural do Sesc. Ao longo de sua gestão, já foram realizadas mais de 30 mil apresentações artísticas, 1300 exposições de arte e mais de 100 cursos de desenvolvimento artístico e cultural.

Foi idealizador do programa Mesa Brasil Sesc no Ceará, maior banco de alimentos do estado, responsável pela distribuição de mais de 3 milhões de quilos de alimentos por ano, beneficiando mais de 300 mil pessoas em todo o estado, por meio de 839 instituições cadastradas, alcançando a média anual de mais de 30 mil refeições complementadas, a partir da parceria solidária, que conta com 781 doadores do Programa.

Na Federação do Comércio Luiz Gastão Bittencourt implementou uma gestão moderna e eficiente. Ampliou para 36 o número de sindicatos filiados à Federação fortalecendo a representatividade sindical patronal com serviços de assessoria sindical, institucional e de gestão, além de dotar a organização de uma estrutura de atendimento às mais de 150 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo com prestação de serviços e produtos tais como telefonia móvel, plano de saúde, certificação digital, dentre outros.

O reconhecimento a uma trajetória marcada pelo empreendedorismo, inovação e capacidade de gestão vem sendo marcado com justas homenagens. Entre elas: em 1999 recebeu a comenda de Chanceler da Ordem do Comércio, concedida pela CNC e em 2005, de forma unânime, os parlamentares cearenses decidiram por condecorá-lo com o título de Cidadão Cearense, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, além de vários municípios que também optaram por distingui-lo com títulos de cidadania tais como Fortaleza, Crato, Barbalha, Tejuçuoca, Eusébio e Quixeramobim.

 

 

 

   

 

Luiz Gastão Bittencourt da Silva

Presidente