Medalha
CLÓVIS ARRAIS MAIA
2018

Conheça a premiação

A solenidade de entrega da maior honraria do comércio cearense, a Medalha Clóvis Arrais Maia, realizada pelo Sistema Fecomércio Ceará acontece no próximo dia 21 de maio. Este ano, a entrega da outorga recebe um tom especial: a comemoração dos 70 anos do Sistema Fecomércio no Ceará e a posse da nova diretoria eleita para o mandato 2018 -2022.

O agraciado com a Medalha Clóvis Arrais Maia será o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Também na ocasião, serão concedidas as Comendas João Luiz Ramalho por Excelência na Prestação de Serviços no Âmbito de Atuação do Sesc e a Comenda José Leite Martins por Excelência na Prestação de Serviços no Âmbito de Atuação do Senac.

A comenda João Luiz Ramalho, em nome do Sesc, homenageia o Mestre Espedito Seleiro. No âmbito do Senac, o Superintendente Regional do Trabalho, Fábio Zech, recebe a comenda José Leite Martins. O evento ocorre, a partir das 19h30, no Lulla’s Plazzá.

Clóvis Arrais Maia

Medalha
Clóvis Arrais Maia

José Leite Martins

Comenda
José Leite Martins

João Luiz Ramalho

Comenda
João Luiz Ramalho

Conheça os homenageados

Homenageado - Medalha Clóvis Arrais Maia

Homenageado - Medalha Clóvis Arrais Maia

Roberto Cláudio

Atual Prefeito de Fortaleza, o médico Roberto Cláudio, ao longo de sua gestão, assumiu o compromisso de avançar nas áreas de educação, saúde e mobilidade urbana. A justa percepção da importância do comércio, como maior atividade econômica da cidade, geradora e distribuidora de renda, tem contribuído com a implantação de ações e projetos apoiados pela Federação do Comércio. Entre eles, o ordenamento do comércio no centro da cidade com as obras de requalificação da Rua José Avelino, a flexibilização do horário do comércio e a Lei de uso e ocupação do solo, demandas históricas do setor produtivo. Por sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico de Fortaleza e pela implantação de projetos que contribuíram com o fortalecimento do setor, o prefeito Roberto Cláudio recebe a Medalha Clóvis Arrais Maia.

Homenageado - Comenda João Luiz Ramalho - Sesc

Homenageado - Comenda João Luiz Ramalho - Sesc

Mestre Espedito Seleiro

Filho do criador da sandália de Lampião, Espedito transformou a tradicional arte de seleiro, presente há seis gerações em sua família, em artigos que hoje são referências no design internacional, ao reinventar o couro com cores. Como todo artesão, simplicidade e desprendimento são suas principais características. Como Mestre, repassa o seu saber para as novas gerações, mantendo viva a cultura popular. O Serviço Social do Comércio (Sesc) há décadas incentiva, apoia e promove as tradições populares e os Mestres da Cultura por meio de diversas atividades. A Comenda João Ramalho é uma justa homenagem a um dos mais renomados artesãos em couro e Mestre da cultura tradicional popular.

Homenageado - Comenda José Leite Martins - Senac

Fábio Zech

Advogado, mestre, estudioso e professor acadêmico, é Superintendente Regional do Trabalho do Estado do Ceará, conselheiro do Senac e parceiro do Projeto Abrigar, que insere adolescentes em situação de acolhimento institucional no mercado profissional como aprendizes. Desde 2017, essa iniciativa vem garantindo a 20 jovens, entre 14 e 18 anos, o desenvolvimento de sua formação prática e teórica por meio do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos. Entusiasta e apoiador dessa causa, Fábio Zech vem atuando diretamente e lado a lado com o Senac na transformação dessas vidas que buscam na profissionalização, dignidade, emancipação e sucesso.

Homenageado - Comenda José Leite Martins - Senac

edicões anteriores

Sobre a Medalha

A Medalha, entregue pela Federação faz referência ao cearense, natural de Campos Sales e fundador da entidade, Clóvis Arrais Maia. O líder se destacou pela ativa e próspera participação nas instituições representativas do comércio cearense, sobretudo na presidência da Fecomércio-CE.

Histórico

1992 – Inácio Gomes Parente – Empresário / 1993 – João Batista Melo – Empresário / 1994   – Raimundo José Marques Viana  – Presidente da Federação das Associações do Comércio e Indústria do Ceará- FACIC / 1995 –  Adalberto Vamozi dos Santos – Empresário / 1996 – Carlos Mauro Cabral Benevides – Senador / 1997 –  Luis Alberto Vidal Pontes – Senador / 1999– Petrônio de Aguiar Andrade- Empresário / 2000 – Pio Rodrigues Neto – Empresário / 2001 -Tasso Ribeiro Jereissati (entregue em janeiro de 2002) – Senador / 2003 – João Luiz Ramalho de Oliveira – Presidente SESC / 2004   – Lúcio Gonçalo de Alcântara – Governador; José Abraão Otoch – Empresário / 2006 – Francisco Régis Cavalcante Dias (Secretário de Desenvolvimento Econ.) e Aurélio Ponte  – Empresário (Sobral -CE) / 2007 – Luiz Gastão Bittencourt da Silva – Presidente do Sistema Fecomércio/Ce / 2008 – Deusmar Queiróz- Empresário / 2010 – Francisco Alberto Bezerra – Empresário (Juazeiro do Norte-CE) e José Alves de Oliveira – Empresário (Crato-CE) / 2011 – Ubiratan Diniz de Aguiar- Deputado Federal

2012

Medalha Clóvis Arrais Maia –  Alberto Farias – Presidente Sindilojas (Fortaleza);

Comenda José Leite Martins – por Excelência na Prestação de Serviços no Âmbito do Senac: Carlos Mauro Cabral Benevides Senador;

Comenda João Luiz Ramalho de Oliveira – por Excelência na Prestação de Serviços no  Âmbito do Sesc: Maria do Perpétuo Socorro França Pinto – Procuradora Geral da Justiça (Ceará);

2013

2014

2015

2016

Sobre as Comendas

A Medalha Clóvis Arrais Maia, criada em 1992, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará – Fecomércio-CE, faz referência ao cearense, natural de Campos Sales e fundador da Federação. Clóvis Arrais se destacou pela ativa e próspera participação nas instituições representativas do comércio cearense, sobretudo na presidência da Fecomércio-CE.

Desde então, a comenda é concedida em reconhecimento às personalidades que tenham realizado trabalhos relevantes na busca pelo desenvolvimento do comércio no Estado, atuando de forma direta e indireta no fortalecimento das empresas, nos valores éticos, morais e na melhoria da qualidade de vida dos cearenses.

Criadas em 2012, as Comendas de Excelência na Prestação de Serviços, no Âmbito de Atuação do Sesc e do Senac, recebem o nome de João Luiz Ramalho e José Leite Martins, respectivamente, criadores da Medalha Clóvis Arrais Maia. A intenção é prestigiar personalidades ou instituições que prestam relevantes serviços, contribuem para a formação e o engrandecimento do povo cearense e também para o desenvolvimento do comércio.

Competições Senac de Educação Profissional - Dia 11/11 PREMIAÇÃO e ENCERRAMENTO

Medalha 2017

imprensa

Local do evento

Contato