Sistema Fecomercio Sesc Senac IPDC

Apesar da queda, Índice de Confiança inspira otimismo

Apesar da queda, Índice de Confiança inspira otimismo

Segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza apresentou queda de 3,1% em março, com relação ao último mês de fevereiro, passando de 105,3 pontos para 102,0 pontos neste mês, tendo o indicador permanecido na área que indica otimismo por parte do consumidor.O resultado de março decorreu da queda dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente, que teve redução de 5,1% no mês, passando de 100,5 pontos em fevereiro para 95,3 pontos neste mês; já o Índice de Situação Futura apresentou diminuição de 1,9%, atingindo 106,4 pontos.

Pretensão de compra
Apesar da queda no Índice de Confiança, a taxa de pretensão de compras teve leve aumento de 0,8 pontos percentuais, passando de 36,2%, em fevereiro, para 37,0% neste mês – o que reforça o argumento da elevada seletividade dos consumidores, que priorizam as promoções e liquidações. Ainda assim, o indicador deste mês é inferior ao observado no mesmo mês do ano passado, de 41,5%.
O valor médio das compras é estimado em R$ 301,56 e a intenção de compra mostra-se superior para os homens (39,5%), mais vigorosa para os consumidores do grupo com idade entre 18 e 24 anos (48,0%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (43,8%). Os produtos mais procurados são: Móveis e artigos de decoração, citados por 16,6% dos entrevistados; Televisores (16,4%); Artigos de Vestuário (15,2%); Aparelhos de Telefonia Celular (12,7%); Geladeira e Refrigeradores (11,3%) e Fogão (9,1%).

Expectativa dos consumidores
A expectativa dos consumidores, medida pelo percentual de consumidores que consideram o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis teve redução em março, passando de 45,0%, em fevereiro, para 36,8% neste mês. No perfil daqueles com maior disposição para as compras se destacam os consumidores do gênero feminino (36,9%), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (42,4%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (53,7%).

A pesquisa também revela que 62,1% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 77,5% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com a situação econômica nacional, com 60,9% dos entrevistados descrevendo-a como ruim ou péssima. Esse sentimento recebe influências da aceleração da inflação, do aumento dos juros e da percepção de relativa piora no mercado de trabalho.

Saiba mais
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC- Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, ligado à Fecomércio/CE. Tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.

Voltar