Ciclo de Palestras. Cruzeiros Marítimos ganham cada vez mais espaço no Brasil

cetur

Ciclo de Palestras. Cruzeiros Marítimos ganham cada vez mais espaço no Brasil

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, Fortaleza é uma cidade com potencial para o setor

O Ciclo de Palestras, uma iniciativa da Fecomércio-Ce, através do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), abriu o debate sobre os cruzeiros marítimos, as perspectivas no Brasil e no mundo. O evento, realizado ontem, deu a oportunidade para as instituições ligadas aos setores de turismo, eventos e hotelaria saberem mais sobre esse segmento. O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, apresentou a atual conjuntura dos cruzeiros no Brasil e como esse setor pode evoluir, incluindo Fortaleza como um dos destinos promissores desse mercado.

Segundo Marco Ferraz, a crise financeira no País aliada ao crescimento de outros destinos, como China e Austrália, contribuíram para a diminuição no número de cruzeiros no Brasil, que passou de 20 para sete. Porém, ele afirma que essa fase vem sendo superada e o setor está se reerguendo, com um crescimento de 15% nessa temporada, destacando que daqui em diante a perspectiva é de crescimento.

“Nessa temporada estamos começando a ver um cenário positivo no Brasil, juntamente ao crescimento mundial do setor de navios de cruzeiros. Tivemos 25 milhões e 700 mil cruzeiristas no ano passado, e a expectativa é de 27 milhões e 200 mil para este ano”, comemorou. Além disso, Marco Ferraz informa que 100 navios estão em construção, e logo eles vão precisa de destinos. “Serão mais 750 mil leitos para serem vendidos no mundo todo, e se fizermos nosso trabalho aqui, a gente consegue atrair um pouco mais de navios para o País”, observou.

Sobre Fortaleza, Marcos Ferraz atesta que a cidade é um ativo que o País tem, por ter uma posição geográfica privilegiada e agora por contar com o hub (centro de conexão de voos) da Air France-KLM e novos voos ligando Fortaleza à Europa. Tudo isso contribui, de acordo com ele, para incluir a Capital cearense na rota dos cruzeiros marítimos, seja como uma escala ou mesmo como ponto de partida dos navios.

Ele afirma que o setor é promissor e interessante, pois somente com o navio se tem, em um mesmo local, entretenimento, hospedagem, alimentação e transporte. Marco Ferraz destacou que, somente com o navio já se tem, em um mesmo local, entretenimento, hospedagem, alimentação e transporte. Ele também ressalta que os cruzeiros marítimos atraem riquezas para o País, exemplo disso, pontuou, é que em 2016 o segmento gerou um impacto econômico no mundo de US$ 126 bilhões.

Segundo a presidente do Cetur, Circe Jane Teles, o Ciclo de Debates traz um olhar diferenciado de quem é experiente em cada assunto abordado. Sobre o tema cruzeiros marítimos, ela observou que a palestra trouxe um olhar real sobre o atual cenário desse setor, contribuindo para o desenvolvimento do segmento do turismo, eventos e hotelaria.

Após a fala de Marco Ferraz, Circe Jane abriu o debate e perguntas da plateia sobre o tema. O evento contou com a participação da secretária de Estado Adjunta de Turismo, Denise Carrá; do secretário de Turismo da Prefeitura Fortaleza, Regis Medeiros e da coordenadora de Comunicação e Marketing da Cia Docas, Marjorie Marshall.