Confiança do Empresário mostra otimismo

confianca

Confiança do Empresário mostra otimismo

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará – ICE do bimestre janeiro/fevereiro mostra aumento de +3,2% no sentimento geral de confiança dos empresários, com o índice passando de 102,7 pontos, no bimestre novembro/dezembro, para 105,9 pontos na medição atual.

Com isso, temos a terceira recuperação contínua no indicador, com o ICE se firmando no campo que indica otimismo por parte dos empresários (acima dos 100 pontos). A pesquisa mostra que essa evolução decorre da percepção de melhoria nas condições gerais da economia nacional, com expectativas positivas sobre o faturamento das empresas.

O componente Índice de Situação Presente - ISP teve crescimento de +17,9%, saindo de 55,9 pontos no bimestre novembro/dezembro para 65,9 pontos neste período. O índice permanece no campo que indica pessimismo (abaixo dos 100 pontos), influenciado pelo sentimento de gravidade da crise, com dois terços dos entrevistados reconhecendo a piora do ambiente econômico nos últimos doze meses e 92,3% afirmando que as condições gerais dos seus setores de atividade pioraram nos últimos seis meses.

As perspectivas para o futuro, refletidas no Índice de Situação Futura – ISF, melhoraram +2,7%, com o índice passando de 130,0 pontos no bimestre anterior para 133,5 pontos nesta medição. Os empresários acreditam na melhoria das condições de suas empresas, com 96,3% dos entrevistados esperando momentos melhores nos próximos seis meses e 97,6% antevendo crescimento das vendas.

Apesar da melhoria no índice geral de confiança, a intenção de investimentos, medida pelo Índice de Investimentos das Empresas, caiu -3,3% no bimestre, alcançando 109,3 pontos. A expectativa de contratação de novos funcionários foi relatada por 80% dos entrevistados, taxa menor do que a observada no bimestre novembro/dezembro (95,2%).