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Dia das crianças movimentará R$ 153 milhões no comércio de Fortaleza

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Dia das crianças movimentará R$ 153 milhões no comércio de Fortaleza

A pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Crianças, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), revela que 45,2% dos consumidores irão às compras, movimentando R$ 153 milhões no comércio local. O resultado aponta uma redução de -10,0% sobre o resultado dessa data comemorativa no ano passado, quando a pesquisa indicou um potencial de faturamento de R$ 170 milhões.

A compra de brinquedos tem a franca maioria das intenções de compras, com 72,4% das respostas, seguido de artigos de vestuário (28,0%), calçados (5,8%), bicicletas (4,2%) e videogames (4,2%). A pesquisa revelou, ainda, que uma parcela de 7,9% da população entrevistada ainda não se decidiu sobre o assunto, podendo ampliar o impacto dessa data comemorativa.

O perfil dos entrevistados, que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras, mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (49,9%), do estrato com idade entre 21 e 35 anos (52,8%) e com renda familiar entre três e seis salários mínimos (60,3%). Dos que irão comprar presentes, 68,5% comprarão pelo menos dois produtos.

Preferência por brinquedos
Daqueles que pretendem comprar presentes, a absoluta maioria – 72,4% - estará em busca de brinquedos no Dia das Crianças, fortalecendo a importância da data no imaginário infantil. Os brinquedos lideram em todos os grupos, mas serão mais procurados pelos consumidores do sexo masculino (73,3%), com idade abaixo dos 20 anos (76,0%) e renda familiar superior a seis salários mínimos (89,7%).

A procura por artigos de vestuário possui predominância feminina (32,5%), dos consumidores com idade entre 21 e 35 anos (31,5%) e do grupo com renda familiar inferior a três salários mínimos (29,7%). Os calçados foram citados por 5,8% dos entrevistados, sendo preferido pelas mulheres (8,4%), pelo grupo com idade entre 21 e 35 anos (7,7%) e renda familiar entre três e seis salários mínimos (10,1%).

As bicicletas foram citadas por 4,2% dos consumidores que pretendem comprar presentes, principalmente pelas mulheres (4,5%), pelo grupo com idade inferior a 20 anos (6,0%) e com renda familiar mensal inferior a três salários mínimos (5,0%). Finalmente, os videogames e jogos eletrônicos, também com 4,2% de intenção de compra, são preferidos pelos homens (5,9%), do estrato etário com idade entre 21 e 35 anos (4,4%) e renda familiar mensal entre três e seis salários mínimos (8,5%).

Comportamento do Consumidor – gastos, formas de pagamento e locais de comemoração

A compra de presentes deverá movimentar R$ 153 milhões no comércio de Fortaleza, com um valor médio de gasto por consumidor de R$ 191. As formas de pagamento mostram preponderância do pagamento à vista (65,0%) e com cartão de crédito (34,1%). Quanto ao provável local de compra, predominam os shopping centers (37,7%), centros comerciais (28,3%) e lojas de rua (25,1%).

A conveniência de funcionamento é fator essencial para o atendimento dos consumidores, já que 29,9% relataram ter no sábado como o dia ideal para as compras. Além disso, os entrevistados revelaram que as promoções e políticas de preços serão fundamentais para atrair sua atenção, com 50,2% e 38,7% de citação, respectivamente.

*A lista completa inclui o Natal, em primeiro lugar, seguido do Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.

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