Sistema Fecomercio Sesc Senac IPDC

Fecomércio Ceará realiza importantes ações em defesa do segmento em 2017

1 ENTENDENDO O SISTEMA - FOTO DIVULGAÇÃO

Fecomércio Ceará realiza importantes ações em defesa do segmento em 2017

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE) trabalha para transformar vidas, desempenhando um relevante papel de representatividade na economia e também contribuindo para a qualidade de vida dos associados, seus dependentes e a sociedade em geral. Ao longo de 2017, a Fecomércio-CE obteve grandes conquistas com a ação de seus colaboradores, sindicatos e empresários, sempre visando ao bem-estar daqueles que fazem parte do Sistema e dos cearenses. As realizações atestam o vigor e o alcance dos propósitos sociais e econômicos da instituição na orientação e defesa dos segmentos, seja nas esferas municipal, estadual e federal. Em 2018, o Sistema espera estar ainda mais ativo, sempre melhorando a vida de quem faz parte desta instituição.

Conquistas realizadas ao longo do ano

Maio
Inauguração Sede Unificada
O Sistema Fecomércio implantou uma nova sede administrativa unificada, onde estão reunidas as gestões do Sesc, Senac e Ipdc, instituições que integram o Sistema. A unificação oferece mais fluidez e agilidade na tomada de decisões e consolida a integração do Sistema Fecomércio.

Junho
Sistema Fecomércio cria SAC unificado

Os clientes do Sistema Fecomércio passaram a contar com um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) unificado.
Portanto, todos os programas de Educação Profissional e a oferta dos serviços de saúde, lazer, assistência, cultura e educação podem ser acessados a partir de qualquer unidade do Sistema. O SAC unificado também amplia o atendimento para o empresário contribuinte, além de estar à disposição dos funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, público prioritário do Sistema. A novidade reforça a visão de Unificação dos Serviços do Sistema Fecomércio-CE, ampliando a oferta de serviços do Sistema Fecomércio.

Agosto
Aprovada Lei que contribui para o crescimento do comércio em Fortaleza
O desenvolvimento do setor de comércio e de serviços em Fortaleza passa, necessariamente, pelo Plano Diretor da Cidade. Com a aprovação da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) da Capital, pela Câmara dos Vereadores, abriu-se a possibilidade de crescimento desse setor e, consequentemente, a ampliação da geração de mais empregos na cidade. O Sistema Fecomércio, como é próprio da sua atuação, acompanhou, desde 2016, a tramitação da proposta, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 01/2016, acreditando que a aprovação melhora o reordenamento de Fortaleza.

Agosto
Fecomércio-CE garante recuperação tributária para empresários do comércio
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os valores referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) não integram a base de cálculo das contribuições para o PIS e a COFINS, dando ganho de causa para a Fecomércio Ceará que, em 2007, entrou com ação para a recuperação desses valores pagos a mais, além de solicitar a readequação das parcelas que ainda estão para vencer do PIS e COFINS. São beneficiadas as empresas associadas aos sindicatos que compõe a base da Federação ou que venha a se associar.

Agosto
Fecomércio e Fiec assinam Protocolo de apoio à criação Câmara Comércio e Indústria Ceará-Argentina
O Protocolo de Intenções para apoiar a criação da Câmara de Comércio e Indústria Ceará-Argentina foi assinado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A criação Câmara abre oportunidades para ambos os países. O documento leva a assinatura do presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, do presidente da FIEC, Beto Studart, do embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Magariños; e do cônsul-geral da Argentina em Belo Horizonte, José Cafiero.

Setembro
Fecomércio-CE lança ferramenta de acompanhamento do Legislativo
O Sistema Fecomércio Ceará lançou uma nova ferramenta à disposição dos sindicatos filiados e dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Estado. É o Observatório do Comércio, uma página localizada no site oficial da Fecomércio, com o objetivo de facilitar a busca por projetos que estão tramitando no Legislativo local e nacional, e que tratem de assuntos relacionados aos setores representados.
A partir desse espaço é possível ter acesso às proposições em tramitação, o conteúdo de cada projeto e a autoria deles. Também são disponibilizados os resultados dos projetos votados e como votou cada parlamentar. O acompanhamento é feito no Senado, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa do Ceará e na Câmara Municipal de Fortaleza. A ferramenta também contém informações sobre todos os parlamentares cearenses, vereadores, deputados e senadores, além das notícias que estão sendo divulgadas no âmbito político e que são de interesse dos associados.

Outubro
Projeto da Prefeitura beneficia comércio local com flexibilização de horário
Foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária, de autoria do prefeito Roberto Cláudio, que flexibiliza o horário de funcionamento do comércio de rua da Capital cearense. Esta é uma grande conquista para a Fecomércio-CE, por ser uma reivindicação antiga que luta por uma concorrência igual entre o comércio de rua e os que funcionam em regimes mais flexíveis.

Novembro
Fecomércio-debate Impactos da Reforma Trabalhista
A Fecomércio-CE realizou workshops com objetivo de esclarecer o empresário acerca da Reforma Trabalhista. Foram esclarecidas questões pertinentes apresentadas sobre a sua aplicabilidade, especialmente em relação à jornada de trabalho. Além disso, a Federação elaborou cartilha (disponível na versão web) que elenca os principais pontos da Reforma Trabalhista e as mudanças ocorridas com a proposta.

Novembro
Criada versão digital dos Guias de Orientação Empresarial
Lançada a versão digital dos Guias de Orientação Empresarial, projeto realizado em parceria com Sebrae. O objetivo é tornar mais eficiente a gestão empresarial dos empreendimentos do comércio de bens, serviços e turismo do Estado, ao permitir mais agilidade ao acesso das informações. Desde seu lançamento, os Guias contemplam 12 segmentos, dentre os 36 sindicatos filiados, que representam 150 mil empresas cearenses.

IPDC – Números de pesquisas realizadas em 2017
Com o objetivo de levar informações práticas e dados confiáveis para auxiliar as ações de planejamento e desenvolvimento das empresas do segmento o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE realiza e desenvolve pesquisas, sobretudo, de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor, a situação econômica do comércio local e as tendências de mercado e de consumo dos fortalezenses. Somente em 2017, o Instituto realizou 187 pesquisas que auxiliam nas ações de planejamento e desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo.

Voltar