Sistema Fecomercio Sesc Senac IPDC

Fortaleza sedia Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio

_jpa2224

Fortaleza sedia Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio

A Fecomércio-CE, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), realizou em sua sede, em Fortaleza, nos dias 8 e 9 de março, a 10° edição Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio. O encontro reúniu representantes dos IPFs (Institutos de Pesquisa Fecomércio) de todo o País, para discutir tendências, estratégias e boas práticas.

Na abertura do evento, o presidente em exercício da Fecomércio-CE, Maurício Filizola, destacou que o comércio de bens, serviços e turismo é a atividade que mais gera renda no Ceará. “O cearense é um comerciante nato. Mais do que uma atividade econômica que representa mais de 70% do PIB, o comércio é parte da cultura do Ceará. E, nesse cenário, não poderíamos receber vocês em momento mais oportuno: estamos comemorando os 70 anos do Sistema Fecomércio Ceará e 20 anos de início das atividades do nosso Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento”, afirmou.

Segundo Filizola, em 1998, faltavam dados relevantes que orientassem o setor e a gestão das nossas instituições. “Destaco aqui a atuação do fundador do IPDC, Luiz Gastão Bittencourt, que reuniu técnicos valorosos para criar o IPDC oferecendo informações confiáveis. Hoje, o IPDC é uma fonte fidedigna de dados para a imprensa, governos e instituições”, disse Filizola, destacando que os estudos e pesquisas orientam as mais de 150 mil empresas cearenses.

“Não à toa, o Sistema Fecomércio no Ceará tem sido reconhecido por sua capacidade de inovar e de contribuir para a representatividade e para o engrandecimento dos setores representados. Mesmo diante dos desafios, sociais, políticos e econômicos, estamos atentos às demandas do mercado e da sociedade, nos ajustamos, nos adaptamos e crescemos junto com o comércio, pontuou. “O dinamismo é característica da atividade comercial e, dentro de um cenário econômico cada vez mais competitivo, as pesquisas e os dados são recursos imprescindíveis para a sustentabilidade das empresas”, destaca Luiz Gastão Bittencourt, presidente licenciado da Fecomércio-CE e fundador do IPDC. A diretora institucional da Fecomércio-CE, Cláudia Brilhante, complementa: “Estamos vivendo um momento delicado, e precisamos atender cada vez mais e melhor nossos associados”, pontuou.

Fonte: CNC (http://cnc.org.br/)

Voltar