SistemaFecomercioSescSenacIPDC

Como Funciona

O comércio de bens, serviços e turismo é a atividade econômica que mais movimenta a economia e gera empregos. Para defender o comércio e assegurar que o segmento continue crescendo no Ceará, a Federação do Comércio acompanha de perto todas as proposições das casas legislativas relacionadas ao comércio.

Agora, através do Observatório do Comércio, sindicatos, empresários e toda a sociedade poderão buscar de forma rápida e prática os projetos que estão tramitando no Legislativo local e nacional e principalmente, monitorar o voto de cada parlamentar nos projetos de lei que mais impactam o comércio de bens, serviços e turismo.
As equipes técnicas já classificaram as proposições de maior relevância, facilitando ainda mais o seu acompanhamento. Você também pode ir direto na aba Parlamentares e ter acesso às informações sobre a votação.

Dessa forma, esperamos contribuir não apenas com o acompanhamento dos assuntos relacionados ao comércio, enquanto representantes do setor produtivo, mas principalmente com a participação efetiva dos cidadãos na vida política do nosso País.



A atuação dos parlamentares é avaliada por meio de dois parâmetros:

  

Cabe destacar que os critérios metodológicos adotados são de natureza quantitativa e são baseados tão e exclusivamente na atuação dos Parlamentares no Congresso.

1. Votações

Para a análise desse quesito, serão consideradas todas as votações, nas comissões ou em plenário, relacionadas às proposições de alta relevância que estão aqui definidas como aquelas que geram forte impacto de forma positiva ou negativa nas finanças, na capacidade de gestão ou na autonomia comercial.

Todos as proposições consideradas na avaliação, assim como o posicionamento do movimento comercialista sobre os temas, estão amplamente no Observatório do Comércio.


 

2. Ações do Parlamentar

As ações realizadas pelos deputados federais e estaduais, senadores e vereadores poderão ganhar destaques positivos por parte da Fecomércio, caso atuem de forma convergente ao interesse do comércio, ou ocasionar destaques negativos, caso atuem de forma divergente.

A natureza das ações, como o impacto gerado,  o monitoramento dos projetos de interesse do comércio e o posicionamento dos parlamentares cearenses são avaliados de forma qualitativa por uma comissão técnica formada pela equipe de assessores parlamentares em parceria com a equipe Fecomércio, que atua na área do comércio.

 

Dentre os principais tipos de ações que podem ser realizadas, podemos citar: