Pesquisa IPDC

Índice de confiança dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Ceará (ICEC)

Introdução

O Índice de Confiança do Empresário (ICEC) é indicador antecedente, apurado exclusivamente entre os tomadores de decisão das empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, cujo objetivo é detectar as tendências das ações empresariais do setor do ponto de vista do empresário.

Ele pode ser dividido em três indicadores:
Índice das Situações Presente(ISP) ,
Índice das Expectativas Futuras (IEF) e
Índice Geral (ICEC).

Índice da Situação Presente: diz respeito às condições atuais da economia brasileira, setor da atividade e da empresa em um prazo de até trinta dias.
Índice da Situação Futura: calculado com base na opinião dos empresários no que concerne as expectativas em relação ao setor de atividade e da empresa em um horizonte temporal de onze meses (com exceção dos próximos trinta dias).
Índice Investimentos das Empresas: é o indicador que mede as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico.

Para efeito de interpretação o Índice de Confiança do Empresário (ICEC) pode ser dividido em três níveis:

Baixo: menos de 100 pontos;
Moderado: de 100 a menos de 150 pontos;
Alto: de 150 pontos ou mais.

Metodologia

A metodologia adotada parte de um conjunto de perguntas qualitativas referidas às percepções e expectativas dos empresários sobre a economia nacional e internacional. Estas perguntas qualitativas serão transformadas em um indicador que antecipe as perspectivas da economia no cenário atual e futuro.
Por meio de uma transformação específica, cada pergunta (Pi) se transforma em um indicador quantitativo (Xi) variando entre 0 e 200 pontos, que é variação da escala semântica. O índice 100 demarca a fronteira entre a situação de pessimismo e otimismo: abaixo de 100 pontos diz respeito à situação de pessimismo enquanto acima de 100 encontra-se a situação de otimismo. O índice 0 denota situação de total pessimismo enquanto 200 pontos indica situação de total otimismo.

População
População com idade superior a 18 anos.

Bimestral. A pesquisa divulgada refere-se ao bimestre em curso.

Francisco Estevam Martins de Oliveira
Estatístico – CONRE 6183