Sistema Fecomercio Sesc Senac IPDC

Pesquisa IPDC

Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia

 

Introdução

A pesquisa detecta as perspectivas dos economistas em relação às tendências da economia nacional e mundial. Envolve a participação de aproximadamente de 80 economistas renomados de todo o Estado.

Enquanto os resultados dos indicadores de confiança do consumidor são dirigidos ao público em geral, captando indivíduos com ou sem formação na área econômica, cujas respostas são dadas, por vezes, sem recorrer a cálculos e a indicadores mais precisos da realidade econômica, os resultados da Pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia são atribuídos por especialistas da área da economia, sendo desta forma espectável um conhecimento mais profundo e correto sobre a evolução da economia.

Principais Variáveis Investigadas

Para a composição do IEE são envolvidas as variáveis: (1) Cenário Internacional, (2) Nível de Atividade Interna – Evolução do PIB, (3) Taxa de Câmbio, (4) Níveis de Emprego, (5) Salários Reais, (6) Taxa de juro, (7) Oferta de Crédito, (8) Taxa de Inflação, (9) Gastos públicos.

Metodologia

A metodologia adotada parte de um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas dos economistas sobre a economia nacional e internacional. Estas perguntas qualitativas serão transformadas em um indicador que antecipe as perspectiva da economia no cenário atual e futuro.

Por meio de uma transformação específica, cada pergunta (Pi) se transforma em um indicador quantitativo (Xi) variando entre 0 e 200 pontos, que é a variação da escala semântica. O índice 100 demarca a fronteira entre a situação de pessimismo e otimismo: abaixo de 100 pontos diz respeito à situação de pessimismo enquanto acima de 100 encontra-se a situação de otimismo. O Índice 0 denota situação de total pessimismo enquanto 200 pontos indica situação de total otimismo.

O (IEE) apresenta em sua composição, além do índice geral, a percepção presente e expectativas futuras.

Periodicidade

Bimestral. A pesquisa divulgada refere-se ao bimestre em curso.

 

Francisco Estevam Martins de Oliveira
Estatístico – CONRE 6183

Galeria de fotos

Veja mais

Certificação Digital

Contribuições

Assessoria Institucional e Representações