Pesquisa IPDC

Índices de Preços do Comércio

Introdução
Índices de preços são elementos essenciais em economias sob efeito de inflação, acompanhada ou não de dispersão significativa de preços relativos, para que se possa comparar de modo adequado valores entre diferentes momentos de tempo. Ademais, na atividade empresarial um problema recorrente é o de comparar custos e receitas ao longo do tempo. Custos e receitas, no âmbito de empresas, devem ser deflacionados por índices representativos de suas composições de preferência à utilização de índices gerais, tais como IPCs e IGPs.

A utilização de índices gerais, mesmo nos casos em que apresentam convergência em longo prazo, pode apresentar diferenças muito significativas no curto prazo. Além disso, por serem representativos da evolução de agregados macroeconômicos, em geral não mostram aderência com o comportamento temporal de agregados de preços relevantes para o acompanhamento de valores de insumos utilizados, de valores de cestas de artigos produzidos e serviços prestados, e/ou de valores recebidos por cestas de produtos e serviços comercializados em nível microeconômico.

Esses indicadores são componentes importantes para o gerenciamento de empresas em geral, uma vez que são elementos indispensáveis no processo de fixação de margens, política de compras, estratégias de vendas e avaliação de rentabilidade, além do monitoramento da conjuntura setorial. Os resultados obtidos, de forma bastante ampla e precisa, são úteis para o acompanhamento da variação de preços ao longo do tempo em diferentes setores do varejo, além de permitir a análise da evolução dos custos ao consumidor de acordo com o tipo específico de consumo.
Permite também à indústria conhecer a evolução dos preços praticados no varejo, auxiliando na determinação de margens adequadas para a formação do preço de venda.

Principais Variáveis Investigadas e Unidades de Investigação

Os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento à vista.

A Pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais varejistas distribuídos por 10 grupos de atividades: (1) Produtos Alimentícios, (2) Artigos de Limpeza, (3) Higiene Pessoal, (4) Moveis e Decoração, (5) Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Óticos, (6) Vestuário, (7) Setor Automotivo, (8) (8) Produtos Farmacêuticos, (9) Livrarias, Jornais e Papelarias e (10) Material de Construção.

Abrangência Geográfica
Fortaleza
Periodicidade Mensal
A pesquisa é divulgada refere-se ao mês anterior. Ex. Em fevereiro sai o IPC de janeiro.
Francisco Estevam Martins de Oliveira
Estatístico – CONRE 6183