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Pesquisa IPDC

Pesquisa de Emprego do Comércio Varejista

Francisco Estevam Martins de Oliveira Estatístico – CONRE 6183

Introdução

A análise da conjuntura do Comercio Varejista é especialmente importante, porque entre outras atividades econômicas é mais dependente de fenômenos de curto prazo. Em decorrência de seu conhecimento, serve como balizamento não só para as empresas, como também para o governo, que pode direcionar e melhorar as políticas públicas.

Fonte de Dados

A Pesquisa de Emprego e Salário do Comércio é realizada mensalmente, baseada nos dados primários do CAGED. Tem como objetivo estudar o comportamento do mercado de trabalho do comércio varejista por grupos de atividades. A pesquisa divulgada refere-se ao mês anterior. Ex. Em fevereiro sai o emprego de janeiro.

Indicadores Gerados

Os principais indicadores gerados são:

  • Índice de Emprego. Indica a evolução do emprego formal. É calculado tomando-se por base o encadeamento das variações relativas mensais desde Dezembro do ano imediatamente anterior.
  • Taxa de Admissão. Indica a proporção de empregados incorporados ao mercado de trabalho em relação ao saldo de empregados no final de cada mês.
  • Taxa de Demissão. Equivale a proporção de empregados desligados no mercado de trabalho em relação ao saldo de empregados no final de cada mês.
  • Taxa de Rotatividade. Mede o percentual dos empregados substituídos mensalmente em relação ao estoque vigente no primeiro dia do mês. O cálculo da taxa de rotatividade mensal é obtido utilizando o menor valor entre o total de admissões e demissões sobre o total de empregos no final de cada mês.

 

Estratificação dos resultados

Para que as informações tenham ampla divulgação é produzido um relatório, com periodicidade mensal, onde é divulgado o comportamento do emprego do comércio varejista. Neste relatório, são publicadas informações sobre o comportamento do comércio varejista com um total de dez grandes segmentos, a saber: (1) Cine-Foto-Som-Informática, (2) Lojas de Departamentos, (3) Móveis e Decorações, (4) Farmácias e Perfumarias, (5) Supermercados e Minimercados, (6) Lojas de Calçados, Tecidos e Vestuários, (7) Combustíveis, Lubrificantes e GLP, (8) Materiais de Construção, (9) Concessionárias de Veículos, (10) Loja de Autopeças.

Ressalte-se que as informações além de se constituírem em um importante instrumento para a tomada de decisões de curto prazo, também podem ser úteis podem ser úteis para o processo decisório e estratégico. A cumulação dessas informações permite a formação de painéis que ajudem a identificar movimentos recorrentes, tais como sazonalidade, ciclo de negócios e outros, cuja identificação proporciona uma melhor programação econômico-financeira.

Periodicidade Mensal.

A pesquisa divulgada refere-se ao mês anterior. Ex. Em fevereiro sai o emprego de janeiro.

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