Criada e mantida pelos empresários do comércio.

Sistema

Conheça o e-CPF, identidade digital da pessoa física; Emissão pode ser feita no Ceará pela Fecomércio

Por conta do desenvolvimento tecnológico e automatização de processos, não só as relações pessoais, mas também as econômicas passaram a ter o meio digital como cenário. Para comprovar a identidade no ambiente virtual, por exemplo, tanto pessoa física quanto jurídica devem ter certificado digital. Em parceria com a Certisign, empresa reconhecida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE) é uma autoridade de registo em Certificação Digital.

Como documento eletrônico, o certificado exerce a função de identidade nos processos realizados no meio digital tecnológico e permite a comprovação legal para realizar transações sem a necessidade de presença física do interessado. Com essa documentação, empresas e pessoas físicas podem realizar assinaturas de documentos e contratos remotamente. Segundo o ITI, o uso do certificado ICP-Brasil garante validade jurídica, além de autenticidade, confidencialidade e integridade.

A redução de custos com diminuição de burocracia é mais uma característica positiva: com a substituição da assinatura manuscrita, as organizações diminuem os gastos com impressões e, como consequência, contribuem com a sustentabilidade. Categorias profissionais como médicos, contadores e advogados utilizam os certificados, viabilizando sistemas virtuais unificados. A Fecomércio-CE possui pontos de atendimento em Fortaleza e cidades do interior para a emissão de certificados digitais.

Documentos

O e-CPF, identidade digital da pessoa física, pode ser utilizado para realizar processos com a Receita Federal do Brasil, acessar o eSocial, enviar a Declaração de Imposto de Renda entre outras aplicações. Do mesmo modo, o e-CNPJ, identidade digital da pessoa jurídica, é instrumento para assinatura de documentos, emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Fortaleza
Aldeota